Antigamente, as mulheres não tinham direito ao voto, nem podiam participar de competições esportivas. Assim, era atribuído à mulher o papel doméstico para o cuidado exclusivo dos filhos e da casa. Entretanto, pouco a pouco, tais realidades estão sendo modificadas, profissões que antes eram dominadas apenas por homens, hoje são ocupadas também por mulheres, resultado de uma longa luta por igualdades de direitos, oportunidades e reconhecimentos. Hoje, de fato, as mulheres estão cada vez mais empoderadas e prontas para perceberem o valor de suas contribuições e ocuparem os espaços necessários na sociedade.
Pensando na importante luta e conquistas das mulheres e buscando trazer para o contexto local essa reflexão de gênero, a Profa. Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves em Boa Vista (RR), desenvolveu o projeto “Histórias das mulheres em Roraima”, que promoveu o reconhecimento do papel feminino estudando a trajetória de mulheres que se destacaram regionalmente, conquistando espaços sociais importantes e construindo a história do estado com suas ideias e ações.
Para conhecer o projeto da professora Rutemara Florêncio na íntegra acesse aqui
O projeto surgiu para mostrar que, mesmo sendo submetidas a vulnerabilidades sociais, como a violência, as mulheres são sujeitos históricos tão importantes quanto os homens e, através de suas ideias e ações constroem e transformam o cotidiano. Com tais preocupações, o objetivo do projeto foi estudar especialmente a história de Roraima a partir da ação de mulheres que ocupam ou ocuparam espaços de liderança na sociedade local. O projeto contribui para a construção de uma visão mais justa da importância das mulheres na sociedade local, que em alguns casos, precisam superar situações muito difíceis, como violência e discriminação.
Ao procurar por conteúdos disponíveis sobre a atuação das mulheres no estado de Roraima, para iniciar o planejamento do projeto, foi observado que no mundo virtual não havia quase nada sobre as suas conquistas e liderança local. A grande maioria dos conteúdos e relatos encontrados retratavam (e retratam!) a mulher como vítima de violência. Isto se deve possivelmente devido ao fato de que Roraima possui uma das maiores taxas de violência doméstica contra a mulher no país. A partir disso, houve a necessidade imediata de trabalhar com a pesquisa de campo onde o aluno, de forma alinhada às competências gerais da BNCC, foi o protagonista de sua aprendizagem desenvolvendo o senso crítico e investigativo, seguindo as orientações da metodologia científica fortalecendo o protagonismo juvenil na construção do conhecimento histórico escolar.
As atividades principais do projeto foram a pesquisa e a reconstituição histórica a partir da metodologia da história oral onde os alunos coletaram, através de entrevistas, informações sobre as mulheres e suas trajetórias. Como o objetivo foi abordar a mulher como protagonista da história, os alunos foram desafiados a buscarem mulheres que traziam em si essa característica protagonista com suas lutas e desafios vivendo no estado de Roraima. Feito isso, em grupo, os alunos construíram roteiros, entrevistas, planejaram a coleta de áudio e vídeo, escreveram as histórias das mulheres entrevistadas e prepararam a documentação do uso da imagem. Todo o material coletado foi disponibilizado em 4 sites onde consta 41 entrevistas e 4 documentários mostrando não só a importância das mulheres na construção da sociedade e da história como também sobre o cotidiano e a inserção delas no mercado de trabalho, nas relações sociais, nos enfrentamentos de violências diversas, entre outras questões.
Portanto, os alunos puderam perceber que a mulher, seja ela de que etnia e cor seja, é sujeito histórico ativo na construção da história ocupando a mesma importância dos homens nos fatos históricos mesmo que suas ações sejam diferentes ou não estejam relacionados a questões políticas e econômicas.
A iniciativa da professora Rutemara Florêncio foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador e está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare.
* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.
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