O termo desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira ministra da Noruega que publicou um livro e expressou que o Desenvolvimento Sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.
Atualmente, observa-se que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais relevante entre a população. Nesse sentido, não só as empresas têm a obrigação de influenciar o comportamento social dos seus funcionários, como é importante que as escolas incorporem em suas práticas pedagógicas a sustentabilidade, aspecto que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo graças às consequências das mudanças climáticas e do novo comportamento do consumidor. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostrou que 61% das pessoas mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente, e que mais de 70% aceitariam pagar mais por produtos que não causem grandes impactos ambientais.
Tendo em vista este novo quadro social, a professora Maria Tereza Pereira dos Santos idealizou o projeto “Empreendedorismo orientado à sustentabilidade e arborização no entorno da Escola Estadual Senador Antóvila Mourão Vieira” em Manaus (AM). Tal iniciativa envolveu os alunos do Ensino Médio em ações práticas focadas no empreendedorismo sustentável auxiliando no desenvolvimento da consciência ambiental dos estudantes e na contribuição para a redução dos impactos ecológicos no meio ambiente local.
Para conhecer o projeto da professora Maria Tereza na íntegra acesse clicando aqui
O projeto se baseia nos ODS (Objetivo da Agenda 2030 da ONU) que têm como um dos seus pilares: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Portanto, não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável. Precisamos proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção desenfreada, tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que o planeta possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Desse modo, a iniciativa foi desenvolvida de forma interdisciplinar, estimulando o raciocínio geográfico, que significa entender o mundo, a vida e o cotidiano, onde os alunos participaram de oficinas de reciclagem e palestras sobre empreendedorismo, adubo orgânico e germoplasma (caixa de sementes). Além disso, também desenvolveram revitalização da horta escolar, arborização e distribuição de mudas no entorno da escola, práticas muito importantes, pois impactam positivamente o meio ambiente e conscientizam alunos a refletir sobre suas ações ambientais no presente e no futuro.
O projeto foi desenvolvido estimulando a participação colaborativa entre os membros da comunidade escolar com o objetivo de integração entre os mesmos e estimulando também a questão da liderança, criatividade, tolerância e resiliência, visto que em trabalhos de grupos é necessário todas essas habilidades para que o trabalho flua.
Dessa forma entendemos que os alunos são protagonistas de suas histórias e das mudanças que estão ligadas a relação da teoria e práticas pedagógicas. O projeto visa criar possibilidades para contextualizar os conteúdos fazendo com que os alunos possam ressignificar a escola e contribuir positivamente com a sociedade e com o meio ambiente.
A iniciativa da professora Maria Tereza foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador e está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare.
* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.
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