A leitura pode estimular a imaginação, a habilidade linguística e a capacidade de compreensão dos alunos, despertando curiosidades e descobertas. Além de livros de histórias e contos, ler poemas também pode fazer parte da rotina de aprendizado, já que a poesia ajuda os alunos a descobrirem formas, sons e interpretações de diversas palavras. Isto, porque os textos poéticos exigem muitos cuidados quanto à leitura no que diz respeito aos significados, metáforas e pontuações, o que faz com que o aluno desenvolva e enriqueça o vocabulário. Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, ler poesia pode ser mais eficaz em tratamentos do que os livros de autoajuda. Isto acontece porque a leitura da poesia afeta o lado direito do cérebro, onde são armazenadas as lembranças autobiográficas.
Pensando nisso, e buscando contribuir com o repertório cultural discente, a professora Valnisia Machada de Souza Santos idealizou o projeto “Poemas em mesas” com o propósito de incentivar a produção textual e a criação de poemas para trabalhar a arte literária na escola. A iniciativa promoveu conhecimento sobre autores, obras poéticas e fases literárias aos alunos da Escola Municipal Fautino Dias Lima, em Feira de Santana (BA).
Para conhecer o projeto da professora Valnisia Machada de Souza Santos na íntegra acesse aqui
A escola onde o projeto foi implementado está localizada em uma região periférica de Feira de Santana. Nesta região, existe um índice de marginalidade muito alto com incidência de uso de entorpecentes, no qual se perde muito alunos envolvidos nesses casos. Assim, o projeto busca prever as práticas das artes, objetivando a prevenção de alunos contra situações de riscos que hoje atingem muitos jovens.
Desse modo, a iniciativa consiste em ler textos e poemas fixados nos tampos de mesas, como um caminho lúdico para promover conhecimento sobre os diversos estilos literários, desde o trovadorismo até os estilos contemporâneos, além de reflexões sobre o contexto e pensamento dos autores criadores das obras de cada época.
Entre as atividades desenvolvidas no projeto, cita-se a participação dos alunos em uma oficina de produção literária, onde tiveram que identificar os diversos estilos literários já fixados nas mesas e estudá-los para desenvolver um trabalho sobre os autores dos poemas apresentados. Nesse momento, a interpretação e compreensão dos textos foram habilidades essenciais, sendo estimuladas nos alunos a cada dia. Após muito estudo sobre o tema, a próxima etapa foi desenvolver a produção textual na criação dos próprios poemas, apresentando os trabalhos para toda a turma em um Café Literário.
Por fim, os poemas desenvolvem um olhar curioso sobre o mundo, contribuindo para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. Com o projeto, os alunos ampliaram seu repertório cultural, conheceram metáforas e outras figuras de linguagem, apresentando melhor desenvolvimento gramatical e comunicativo ao apresentar suas ideias.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados