Podcast na sala de aula: iniciativa pedagógica permite compartilhar experiências e incentivar debates entre alunos e professores

O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas tem a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico. A cada dia esta mídia vem sendo explorada no Brasil, considerada uma ótima ferramenta para atender aos anseios dos jovens na educação em que alunos e professores podem ter contato, não apenas como ouvintes, mas como criadores de conteúdo. Inclusive, tornar os alunos produtores de conteúdo é uma excelente forma de trabalhar o letramento digital e instrumentalizá-los, incentivando-os a deixarem a posição de consumidores de mídias e passarem a se tornar protagonistas do processo.

Pensando nisso, o professor Bruno Ribeiro Campos idealizou o projeto “HTPÁudio” com a intenção de dar voz aos alunos e professores das redes públicas de ensino, utilizando o PODCAST como ferramenta para compartilhar experiências, incentivar debates e disponibilizar reflexões à comunidade escolar. A iniciativa abriu espaço para que alunos da Escola Municipal CIC Eduardo Von Zuben, em Vinhedo (SP), realizassem as atividades desenvolvidas em sala de aula no formato de áudio e desenvolvessem comunicação, cultura digital, pensamento científico, crítico e criativo.

Para conhecer o projeto do professor Bruno Ribeiro Campos na íntegra acesse aqui

Ao se trabalhar com podcast, alunos e professores precisam refletir sobre a importância da sua fala no episódio e como ela pode atingir um número grande de pessoas.  Desse modo, a iniciativa busca compartilhar experiências e incentivar debates sobre como lidar com os distintos desafios da educação e das novas gerações de estudantes, procurando não só explorar e valorizar as formações dos Professores, como também as soluções criadas por eles mesmos, partindo de novas tendências e inovações da educação que visam estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos.

A produção do podcast se inicia identificando um tema pertinente às redes públicas de ensino do Brasil preocupando-se em trabalhar temáticas que qualquer pessoa inserida ou curiosa sobre a educação possa se identificar. Profissionais e/ou alunos que desenvolveram ou participaram de atividades relacionadas ao tema criam um roteiro do episódio e são convidados para a gravação do podcast que acontece no espaço da CEFORMI (Central de Formação e Mídias da Secretaria de Educação de Vinhedo), onde os participantes têm contato com equipamentos de gravação de áudio.

Ao trazer alunos e professores para gravar, as conversas abrem espaço para que eles reflitam sobre situações e temas relevantes que experimentaram na escola. Os arquivos em áudio são produzidos como parte das atividades escolares, entendendo o podcast como uma ferramenta que disponibiliza reflexões à comunidade escolar e cria novas oportunidades de aprendizado para todos os envolvidos. Após finalização, o episódio é editado e sonorizado.

Com a iniciativa os alunos desenvolveram criatividade, oralidade, trabalho colaborativo, argumentação, visão crítica e autonomia. Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente e sem publicidade para qualquer pessoa com acesso à internet em vários canais diferentes como: YouTube, Spotify, iTunes, Google Podcast e outros. Confira o primeiro episódio!

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.