Troca de cartas como forma de comunicação e aprendizado é tema de projeto educacional que auxilia na leitura e escrita dos alunos

Por meio da escrita, podemos refletir, organizar ideias e transmiti-las com mais clareza, o que é essencial no trabalho e na vida pessoal. Além de ajudar na compreensão de textos, multiplicar conhecimento e estimular a criatividade, a escrita também é uma ótima maneira de organizar e articular ideias e pensamentos. No entanto, curiosamente é grande a demanda de alunos com dificuldade de expressarem-se através da escrita, onde a carta é um excelente recurso pedagógico na hora de ensinar o aluno a desenvolver escrita e leitura.

Neste contexto, a partir do estudo, produção e entrega de cartas, a professora Nina Rosa do Nascimento idealizou o projeto “O correio na escola”, que utiliza o gênero textual carta como recurso pedagógico para desenvolver habilidades importantes como escrita e leitura nos alunos da Escola Municipal Professora Sônia Maria Coimbra Kenski, em Curitiba – Paraná.

Para conhecer o projeto da professora Nina Rosa do Nascimento na íntegra acesse aqui

O projeto consiste basicamente na troca de correspondências entre estudantes de três turmas dos 4º anos da escola e seus familiares. Os alunos adquirem conhecimento histórico através do contato com o gênero textual carta por meio de exemplos como imagens, vídeos, cartas antigas originais manuscritas, cartas históricas e os diferentes contextos em que eram utilizadas, levando-os a refletir sobre o uso no passado e no presente (e-mail, mensagens por WhatsApp, Messenger, entre outros).

Após o estudo desse gênero textual, os alunos passam a escrever as cartas e são incentivados sempre a utilizar sobras de cadernos de anos anteriores, pensando na sustentabilidade e na utilização de materiais recicláveis. Ao final do projeto o próprio estudante, junto com a professora, realiza uma autoavaliação, através de um comparativo entre sua primeira carta e a última.

O processo de escrever é também uma forma de autoconhecimento, por meio da exploração, compreensão e expressão das nossas formas de pensar e sentir. Assim, a relevância do projeto para a educação brasileira está em auxiliar os professores no ensino aos estudantes sobre a função social da escrita e tornar os alunos em sujeitos de seu conhecimento através de suas escolhas na produção das cartas.

Portanto, levá-los a refletir sobre como a sociedade se organizava no passado, para manter a comunicação, entender a importância da escrita e também trabalhar a questão da sustentabilidade com o reaproveitamento de matérias.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador.

Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

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