No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que há 6,7% de pessoas com deficiência (12,5 milhões), que possuem grande ou total dificuldade para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, além daquelas com deficiência mental ou intelectual. Aliás, a educação inclusiva evolui no país, onde o percentual de alunos e alunas com deficiência matriculados no ensino regular aumentou, todavia ainda existem desafios a serem superados que passam pela acessibilidade física nas escolas, salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado e formação dos professores para lidar com as crianças e jovens com deficiência.
Uma boa forma de abordar o tema inclusão, principalmente com os mais novos, é por meio da leitura e dos desenhos animados. Já imaginou abordar o tema inclusão de pessoas com deficiência a partir da releitura dos contos de fadas na educação infantil?
Idealizado pela professora Jaqueline Silva de Moura, o projeto “Identidade através dos contos inclusivos” tem proposta inovadora ao revisitar os clássicos contos de fadas acrescentando aos protagonistas algum tipo de deficiência. A iniciativa promove educação inclusiva e fortalece o interesse pela leitura nos alunos da Escola Estadual Amando de Oliveira, em Campo Grande (MS).
Para conhecer o projeto da professora Jaqueline Silva de Moura na íntegra acesse aqui
O primeiro contato das crianças com a literatura, na maioria das vezes, acontece por meio dos contos de fadas. É através da leitura e contação de histórias que a criança encontra um mundo mágico habitado por seres incríveis pelo qual, através do lúdico e da fantasia, carregam ensinamentos muito importantes para a formação dos pequenos. É pensando nisso que o projeto utilizou como base a coleção “Era uma vez um conto de fadas inclusivo”, de Cristiano Toneto Refosco (2016), no qual traz uma releitura de histórias infantis, enfatizando de forma pedagógica o tema deficiência.
Capa do livro “Era uma vez um conto de fadas inclusivo, volume 1”
É fundamental que as crianças comecem a assimilar, desde cedo, a leitura como fonte de entretenimento e conhecimento, aprendendo também competências socioemocionais essenciais como respeito, empatia e cidadania. Ao estimulá-las, os pequenos são capazes de conviver e respeitar as diferenças, compreender a necessidade e o interesse do outro e acolher verdadeiramente pessoas com deficiência. Entre as atividades desenvolvidas pela iniciativa, cita-se a confecção de painéis referente às datas inclusivas, a participação dos alunos nas rodas de conversa em sala de aula sobre acessibilidade, orientação e mobilidade, e peça teatral sobre contos inclusivos.
O projeto torna-se um instrumento de apoio no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência, fomentando a utilização dos livros, tanto nas atividades escolares quanto no convívio familiar. As práticas pedagógicas desenvolvidas proporcionam de forma lúdica e dinâmica experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade e o imaginário dos alunos, ensinando-lhes valores importantes para refletirem sobre suas ações.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
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