Projeto inspirado em dinossauros estimula aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

Na Educação Infantil é de fundamental importância o brincar e a ludicidade. É brincando que a criança vai adquirindo habilidades criativas, sociais, intelectuais e físicas importantes para o seu desenvolvimento. Com ressalta Piaget (1998) a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. O universo dos dinossauros causa um grande fascínio às crianças e, conforme pode ser observado durante o projeto, despertou ainda mais o interesse e engajamento dos pequenos/as no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Assim, inspirada no mundo dos dinossauros, a professora Eliane Regina da Rosa Bergui desenvolveu a iniciativa Jurassic Art, um projeto pedagógico cuja finalidade de apresentar o universo da arqueologia com brincadeiras e atividades como: montagem de caverna, confecção de peças da época dos dinossauros e muito mais.
Implementado no Centro de Educação Infantil Miosótis, em Joinville (Santa Catarina), o projeto Jurassic Art possibilitou às crianças um mergulho criativo no período Jurássico, há mais de 200 milhões de anos.

professora Eliane Regina Bergui conta que a ideia do projeto surgiu de um olhar atento em perceber a participação das crianças em sala, onde o interesse pelos dinossauros era nítido nas falas das crianças e em suas brincadeiras: “Com o objetivo de que as crianças participassem de situações que estimulassem a curiosidade, criatividade e expressão realizei algumas pesquisas e planejei algumas experiências envolvendo o tema”, comenta a professora.

Desse modo, o projeto ambientou a sala de aula com a temática, preparando uma caverna com areia, folhas, gravetos, outros elementos da natureza e sons de dinossauros para incentivar a imaginação dos pequenos, além de espalhar bonecos dos animais pré-históricos pela sala. Para o estudo ficar ainda mais divertido, utilizando atividades que envolvem arte, os alunos montaram um dinossauro de caixa de papelão, onde a criança consegue entrar usando sua imaginação e ser o dinossauro que desejar. Para pintá-lo, utilizaram tintas naturais usando folhas de alface, para o verde, açafrão para o amarelo e terra para o marrom. Além disso, os alunos trabalharam a modelagem e arte tridimensional por meio da argila e dinossauros de brinquedo.

Como resultado, as crianças mostraram muito interesse pelo tema, passaram a conhecer os nomes das espécies de dinossauros e suas características.As atividades propostas no projeto despertam nas crianças a cognição para novos aprendizados, exercitando a habilidade de aprender questões referentes à História e outras áreas do conhecimento. A professora Eliane também comenta sobre a BNCC para educação infantil: “a Base nos trás orientações de planejar ações onde as crianças brinquem e interagem atingindo os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. Procurei abranger todos os campos de experiência de forma brincante”. Portanto, combinar a brincadeira e ludicidade na educação infantil permite motivar e tornar a aprendizagem mais atraente para as crianças, pois é brincando que descobrem, experimentam, inventam e estimulam a curiosidade e autoconfiança, também fortalecendo o desenvolvimento da linguagem.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!

* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.