Projeto conscientiza sobre alimentação saudável e incorpora novos hábitos na vida de alunos

Dar prioridade à alimentação saudável desde cedo é vital para a saúde das crianças e ainda afeta a qualidade de vida da população no futuro. Pensando nisso, tanto a escola quanto a família precisam participar desse processo educacional. Isso porque o desenvolvimento de hábitos alimentares adequados depende dessa integração e o incentivo dos pais. A alimentação escolar para a educação infantil conta com algumas Diretrizes e protocolos. Alguns dos princípios normativos estão assegurados pela Lei 11947, que defende a importância da educação alimentar e dos aspectos nutricionais no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem infantil. Portanto, o objetivo desta legislação é garantir que as crianças tenham acesso a todos os nutrientes essenciais a essa fase da vida.

Pensando nisso, que tal incentivar os alunos a explorar e investigar mais sobre os alimentos que consomem?

A professora Juliane Cristine dos Santos Teixeira idealizou o projeto Detetives da alimentação” com o propósito de promover ações voltadas para a educação alimentar e nutricional das crianças, incentivando a alimentação saudável em parceria com as famílias e o uso das redes sociais. O projeto foi desenvolvido com os alunos da EMEI Antonio Munhoz Bonilha, em São Paulo (SP).

Para conhecer o projeto da professora Juliane Cristine dos Santos Teixeira na íntegra acesse aqui  

Intrigada com o papel da escola na formação dos hábitos alimentares dos alunos, levando em consideração a grande influencia da mídia na vida das crianças, que instiga o consumo de doces, congelados e fast-foods, a professora Juliane Cristine começou a pensar em como incentivá-las a se alimentarem bem. Ao acompanhar os alunos, ela observou que o consumo de frutas, legumes e verduras era baixo e muitos estudantes diziam não gostar de determinado alimento, sem nunca tê-lo provado. Preocupada com essa realidade e considerando que as crianças possuem mais vivências alimentares no contexto escolar e familiar surgiu a ideia de realizar o projeto em parceria com as famílias.

A iniciativa propunha que todo final de semana duas crianças deveriam levar um kit com aventais e bandanas personalizadas para serem utilizadas na construção de um vídeo onde a criança junto com seus familiares deveria fazer uma receita de algo saudável para ser publicado em um grupo fechado no Facebook. O projeto teve três eixos norteadores: alimentação saudável, parceria com as famílias e o uso das redes sociais.

Com a iniciativa, os alunos da educação infantil estudaram o gênero textual receita culinária, utilizaram as redes sociais como recurso pedagógico, conheceram os benefícios de cada alimento para a saúde e participaram de rodas de conversa sobre o tema. O projeto ainda permitiu aos alunos expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais, além de ampliar o repertório de músicas, histórias e brincadeiras para aguçar ainda mais a imaginação.

Para finalizar o projeto, as crianças realizaram um caça ao tesouro o que possibilitou aos “Detetives” investigarem pistas para desvendar um grande mistério. Quatro pistas foram espalhadas pela escola, com enigmas relacionados ao que as crianças tinham aprendido. Depois que as crianças descobriram todos os enigmas elas acharam o precioso tesouro: uma deliciosa salada de frutas.

Portanto, os nutrientes estão distribuídos nos alimentos de forma variada e devem ser ingeridos com frequência principalmente na infância porque é um período de crescimento e desenvolvimento. Assim, a iniciativa promove uma alimentação saudável para atender as necessidades nutricionais das crianças, influenciando, de forma positiva, a maneira como os alunos se relacionam com os alimentos que consomem.

A professora Juliane Cristine ainda comenta: “Toda essa construção para mudança de hábitos só foi possível porque contei com a participação das famílias associada com as atividades propostas e muito diálogo e incentivo nas rodas de conversa e nos almoços que eu acompanhava diariamente. Outro fator que considero de grande êxito com a implantação do projeto, foi o estreitamento da relação criança/família e família/escola”, onde a iniciativa ainda promoveu conscientização, autonomia e autocuidado, qualidade de vida, bem-estar em busca de fazer o hábito de uma alimentação saudável em uma atitude consciente e rotineira, incorporando a conscientização e o prazer em consumir alimentos que propiciem uma melhora significativa na qualidade de vida.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe na 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva seu projeto.

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