Muito se discute sobre a potência do lúdico para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Nesse sentido, atividades manuais também funcionam como brincadeira e aprendizado, do tipo que oferecem às crianças a possibilidade de se conectar com fazeres que desenvolvam suas habilidades de modo lúdico. Tendo em vista que as crianças gostam de novidades, incentivar o desenvolvimento dessas atividades manuais como a costura, por exemplo, favorecem a atenção e a concentração dos pequenos, habilidades tão importantes para distintas atividades cotidianas. Costurar também estimula o lado lúdico e a imaginação, além de exercitar a criatividade e a chamada coordenação motora fina, que é a capacidade de realizar tarefas delicadas e precisas com as mãos. Pensando nisso, que tal ensinar a arte de costurar para as crianças?
A professora Patrícia da Silva Batista Guarento idealizou o projeto “Costurando Esperança” com o intuito de incentivar o desenvolvimento de atividades manuais como artesanato e costura aos alunos do Colégio São Gabriel, em Osasco (SP).
Para conhecer o projeto da professora Patrícia da Silva Batista Guarento na íntegra acesse aqui
A iniciativa estimulou o aprendizado da costura com crianças a partir dos 6 anos de idade, trazendo como disciplinas o conhecimento de Arte e Cultura, aliadas à interdisciplinaridade, ou seja, aplicando-as em outras matérias utilizadas no conteúdo escolar, como matemática, português, ciências, história, geografia e artes. De acordo com a professora Patrícia da Silva, o projeto “Estimula o desenvolvimento dos alunos de uma forma lúdica, com materiais e assuntos que trabalham a diversidade, a cultura e até mesmo crianças em situação de vulnerabilidade que podem ser inseridas trabalhando o acolhimento e o potencial que cada uma tem”, partindo de uma linguagem voltada para cada faixa etária e materiais adequados a idade que favoreçam o aprendizado.
Com o projeto os alunos desenvolveram atividades teóricas e práticas, no qual a fase inicial conta com a história da costura desde o seu surgimento, tema que pode ser trabalhado na matéria de história, até a relação entre costura e meio ambiente ao que se refere na utilização de materiais recicláveis que podem ser reaproveitados, relacionados à matéria de ciências e geografia. Além disso, os alunos também aprenderam sobre as mudanças que ocorreram com os avanços tecnológicos das máquinas e tecidos e sua relação com a diversidade, pontos inseridos na abordagem de cultura e costura criativa.
Ao que se refere às atividades práticas, os alunos aprenderam sobre os tipos de máquinas e quais delas podem ser utilizadas para crianças, trabalhando o tema tecnologia e os passos a serem seguidos para produzir cada peça, desde a criação de moldes, utilização de materiais e tempo gasto, até todos os fatores que interferem no processo, sempre partindo de uma linguagem voltada para o público infantil, atraindo a criança para o mundo da moda, do artesanato e do design.
Por fim, as práticas pedagógicas desenvolvidas no projeto estimularam o lado lúdico e a imaginação das crianças, advindas da possibilidade de conhecerem diferentes tipos de tecidos, combinar cores e texturas, criar seus próprios modelos, personalizar suas roupas e testar novas habilidades. Como a criança, em geral, tem a possibilidade de criar peças únicas nesse tipo de atividade, acaba também desenvolvendo a criatividade, o senso de responsabilidade, a autonomia e, ao se perceber capaz de produzir algo com as próprias mãos, se torna mais confiante. A professora Patrícia da Silva ainda comenta: “Meu projeto foi desenvolvido pensando na criança em um ser criador, onde ele desenvolve sua capacidade de criação, usando seu raciocínio intelectual, emocional, coordenação motora, e cognitiva, saindo um pouco da questão tecnológica onde tudo é roteirizado”, vale enfatizar que o setor de vestuário e moda vem se destacando no mundo e empreender nessa área é uma opção interessante para essas novas costureiras e costureiros do Brasil fiquem ainda mais evidentes no mercado.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
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