Levando em consideração que tanto o período da infância como o da adolescência são etapas importantes do desenvolvimento físico e psicológico do indivíduo, brincadeiras inadequadas e comportamentos relacionados ao bullying, frequentes no âmbito escolar, podem causar sérios problemas na fase adulta.
Na Inglaterra, estudos realizados na Universidade de King’s College de Londres, indicam que as consequências do bullying feito ainda na infância podem se prolongar por toda a vida, apresentando dificuldades nas relações interpessoais e afetivas, baixa autoestima, insegurança e agressividade como os efeitos mais comuns.
Com a finalidade de estreitar os laços entre os alunos e desatar os nós do bullying e da agressividade, a professora Vilma Soares de Souza Almeida idealizou o projeto “Laços entre nós” buscando valorizar o respeito às diferenças, em consonância com o processo de leitura e escrita, e fortalecer empatia, afetividade e autoestima aos alunos do Ensino Fundamental I da E. M. Carlos Drummond de Andrade, em Francisco Morato (SP).
Para conhecer o projeto da professora Vilma Soares de Souza Almeida na íntegra acesse aqui
A ideia do projeto surgiu quando a professora Vilma observou que sua nova turma de alunos era muito agressiva, apresentava baixa autoestima e praticava com frequência bullying e apelidos de mau gosto com os colegas, além de apresentar dificuldade em leitura e escrita. Após identificar as barreiras na aprendizagem, a iniciativa surgiu para melhorar a convivência entre todos, estando em consonância com as 5 competências socioemocionais antibullying propostas pela BNCC (Base nacional comum curricular): autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
O projeto contou com a realização de dinâmicas onde os alunos elaboram frases com incentivos e elogios para os amigos da turma, de outras turmas e funcionários, fortificando assim a cultura do elogio e destacando o que há de melhor em cada um. Além disso, estudaram diversos gêneros textuais como bilhete, gibi, carta e realizaram um piquenique literário para discutir a importância da autovalorização e do respeito às diferenças.
Por fim, as práticas pedagógicas do projeto proporcionam de forma lúdica e dinâmica experiências diversificadas, estimulando o gosto pela leitura, enriquecendo a criatividade e o imaginário dos alunos, ensinando-lhes valores importantes para refletirem sobre suas ações. Como resultados, os alunos tornam-se mais afetuosos entre si, elevam a autoestima, tornam-se protagonistas e valorizam a cultura do elogio, destacando a importância da coletividade, da amizade e do respeito às diferenças.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
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