Você sabia que grande parte dos nossos alimentos dependem do trabalho das abelhas?
A importância das abelhas vai muito além da produção de mel, elas são os principais agentes polinizadores da natureza, fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas. A ONU estima que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização, assim como 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo, onde as abelhas são protagonistas por serem responsáveis por 85% de toda polinização agrícola direcionada a alimentação humana, conseguindo visitar até 7 mil flores em um dia. Porém, nas últimas décadas, as abelhas estão cada vez mais ameaçadas sob risco de extinção de 100 a mil vezes mais alto que o normal por causa do impacto humano.
Partindo desta temática, a professora Edilaine Cristina Manoel Joaquim idealizou o projeto “Guardiões das Colmeias – Preservando e inovando, para salvar as espécies” com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e promover práticas de consciência ambiental e biodiversidade, através da cultura maker, aos alunos da Escola Municipal Pró-Morar Barigui, em Curitiba (PR).
Para conhecer o projeto da professora Edilaine Cristina Manoel Joaquim na íntegra acesse aqui
A iniciativa surgiu após a mobilização da unidade escolar que enfrentou por duas vezes a presença de enxames de abelhas, no qual notou-se que toda a turma tinha receio dos insetos. A solução foi estudar mais sobre diferentes espécies e o seu papel na polinização, além de colocar a mão na massa para produzir protótipos. A iniciativa foi colaborada pela professora Izolde Maria Pinto Deschermayer.
Durante o projeto, buscou-se alertar às crianças sobre um problema ambiental mais amplo que envolve a biodiversidade, a extinção das espécies de abelhas nativas e o comprometimento dos processos de polinização. Foram utilizadas metodologias inovadoras que impactaram os participantes, despertando perspectiva de preservação e engajamento, como: metodologia STEAM, ensino híbrido e cultura maker. Tais metodologias possibilitam a resolução de problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, contribuindo para a preservação da biodiversidade, neste caso a DCC (desordem do colapso das colônias).
Entre as atividades desenvolvidas no projeto, cita-se a construção de maquetes e protótipos de abelhas robôs utilizando sucata eletrônica, motorzinhos de controle de videogames e celulares que não funcionavam mais, além de baterias e outros materiais, com o intuito de aproximar a tecnologia das crianças e mostrar o movimento que as abelhas fazem ao se comunicar. Além disso, os alunos visitaram o Museu de História Natural pelo programa Linhas do Conhecimento que possibilitou conhecer várias espécies de abelhas nativas, provar o mel de Jataí e aprender como funcionam as comeias. Os alunos também realizaram uma petição online pela preservação das abelhas nativas, criaram colmeias na impressora 3D para abelhas solitárias, montaram um jogo contendo curiosidades sobre as abelhas, além de outras atividades práticas.
Por fim, proteger as abelhas, significa proteger as gerações futuras de inúmeras espécies de plantas e animas e muitas outras gerações do próprio homem. Assim, a iniciativa destaca a importância das abelhas no meio ambiente e promove práticas educacionais em prol da preservação das espécies, tornando-se relevante para a educação brasileira, pois está alinhado a BNCC e os ODS da ONU. A professora Edilaine Cristina ainda comenta: “O desempenho dos estudantes foi fantástico, se engajaram com a causa, colocaram a mão na massa, desenvolveram suas competências, se encantaram com o manejo e preservação das abelhas (…), partindo da consciência que atitudes simples podem contribuir com a preservação ambiental no ambiente em que vivemos contribuindo com a defesa da Biodiversidade do planeta”, no qual o projeto pedagógico permite desenvolver pensamento científico crítico e criativo, consciência ambiental, comunicação, cultura digital, cooperação, responsabilidade e cidadania aos alunos.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
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